Header Ads

Breaking News
recent

Davi pastor, guerreiro, musico, rei e patriarca


 Graça e Paz povo adorador e amado de DEUS volto hoje a postar reativando nosso blog cumprindo um desafio dado a mim por uma grande amiga e irmã em cristo que me pediu para postar um estudo sobre uma das maiores figuras bíblicas na minha opinião, ele foi um pastor, um guerreiro, um rei, um patriarca, um adorador e acima de tudo um excelente musico, sim estarei colocando para vocês hoje a minha visão sobre o homem segundo o coração de DEUS espero ser claro quanto ao que eu aprendi sobre esse magnifico homem chamado Davi.


Davi, um homem segundo o coração de Deus

 (I Samuel 13:13) - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 

(I Samuel 13:14) - Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. 

(Salmos 51:1) - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 

(Salmos 51:4) - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 

(Salmos 51:10) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 

(Salmos 51:12) - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 

(Salmos 51:13) - Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

Quem foi Davi?

Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus ― em resumo, um dos maiores homens do AT. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus. Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração” 
(Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados.

Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. Com freqüência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as conseqüências resultantes deles. Quais mudanças seriam necessárias para que Deus encontrasse esse tipo de obediência em você?

Pontos fortes e êxito: 
  Maior rei de Israel.
  Antepassado de Jesus.
  Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.
  Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.

Fraquezas e erros:
  Adulterou com Bete-Seba.
  Planejou o assassinato de Urias, marido de Bete-Seba.
  Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo.
  Não lidou decisivamente com o pecado de seus filhos.

Lições de vida:
  A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles.
  O perdão não remove as conseqüências do pecado.
  Deus deseja a nossa total confiança e adoração.

Informações essenciais: 
  Local: Belém e Jerusalém
  Ocupações: Pastor, músico, poeta, soldado e rei.
  Familiares: Pai – Jessé; esposas – Mical, Ainoã, Abigail e Bate-Seba; filhos – Absalão, Amom, Adonias e Salomão; filhas – Tamar e outras; irmãos – sete.
  Contemporâneos: Saul, Jônatas, Samuel e Natã.

Versículos-chave:
“Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor JEOVÁ, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo” (2 Sm 7.28,29).

Sua história encontra-se em 1 Samuel 16 a 1 Reis 2. Seu nome também é mencionado em Amós 6.5; Mateus 1.1,6; 22.43-45; Lucas 1.32; Atos 13.22; Romanos 1.3; Hebreus 11.32


 O perfil do rei Davi

 Davi, filho de Jessé e Naás, da tribo de Judá, nasceu em Belém de Judá. Teve sete irmãos e duas irmãs: Eliabe, Abinadabe, Simeia, Natanael, Radai, Ozém, o sexto, Zeruia, e Abigail. Suas esposas foram Mical, Ainõa, Abigail e Bate-Seba. Teve várias ocupações: pastor de ovelhas, músico, poeta, soldado e rei de Israel. Descrito por Deus como um homem segundo o seu coração.

O profeta Samuel ungiu a Davi rei quando ele ainda era um jovem, porém por uma década o rei sofreu sendo treinado para o reino que durou quarenta anos em Israel (1) o rei Davi institucionalizou programas musicais no templo.

Sua habilidade como músico é demonstrada através do livro de salmos. Considerado o autor principal, a sua voz se sobressai às outras no coro sagrado. Dos 150 salmos, 75 são atribuídos a ele. Destaca-se os salmos messiânicos, bem como os salmos de arrependimento dentre eles o Salmo 51. O cântico de Davi [2] constitui um agradecimento, porque Deus o tinha livrado dos seus inimigos e das mãos do rei Saul. Por isso, neste cântico ele revela o respeito a Deus, atributos e o caráter que ele encontra em Deus: perfeição, poder, santidade, bondade e fidelidade.

Davi foi perseguido pelo rei Saul que intentou por 21 vezes para matá-lo, porém conseguiu escapar, e nunca levantou seu braço contra o rei reconhecendo a sua unção da parte de Deus. Segundo as escrituras sagradas: “Então, tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi a busca de Davi e dos seus homens (400 valentes)[3], até aos cumes das penhas das cabras monteses”.1Sm 24.2

O rei Davi foi um homem de batalha e teve muitos inimigos, contudo, na guerra contra os filisteus foram travadas quatro batalhas, os guerreiros filisteus eram valentes e gigantes, dispensando maior energia dos guerreiros israelitas. Davi nesse período estava com cerca de 60 anos, sentindo-se cansado, por pouco não foi atingido em batalha, sendo socorrido por Abisai, guerreiro israelita”.[4]

Conforme Mears (2000, p.115), o rei Davi teve suas faltas, fez muita coisa errada, mas impediu que a nação caísse na idolatria. Pecou, mas se arrependeu e deu a Deus a chance de perdoar-lhe. Recebeu a nação em caos e estabeleceu uma dinastia que iria perdurar até os dias do cativeiro, um período de 400 anos. Para os herdeiros da fé abraamica, jamais houve guerreiro ou estadista como Davi, que tornou Israel a potência dominante da Ásia Ocidental naquela época.

Concluindo, no fim de sua vida Davi refletiu sobre o passado, as vicissitudes e provas de sua vida e reconheceu com gratidão, a graça e a fidelidade de Deus. Morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória, de todas as nações ao longo dos séculos passados e ainda hoje é um dos homens mais conhecidos e honrados de Israel.

[1] 1Samuel 16; 2 Samuel 2.1-5.25

[2] 2 Sm 22.2,32;Sl 18.2. Existe semelhança entre 2 Sm 22 e o Salmo 18.

[3] Os valentes de Davi. Os 400 homens e posteriormente 600 homens que se ajuntaram a Davi, eram compostos de alguns dos mais poderosos de todo o Israel. Estes homens anteriormente estavam em aperto, desgostoso e endividado e Davi passou a ser chefes deles. 1 Samuel 22.2.

[4] 2 Samuel 21.16,17

 Referências:

MEARS, Henrietta. Estudo panorâmico da Bíblia. SP. Ed Vida, 2006

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia livro por livro. SP. Ed Vida, 2006.

Bíblia de Estudo Dake: anotaçõs, esboços e referência.

Como fica a queda de Davi diante de Deus?


“Era intuito de Deus que a história da queda de Davi servisse como advertência de que mesmo os que Ele abençoou e favoreceu grandemente não se devem sentir livres de perigo, e negligenciar a vigilância e a oração. E isso tem feito esta história àqueles que humildemente têm procurado aprender a lição que Deus tencionava dar.
De geração em geração, milhares têm sido levados a compenetrar-se do perigo que correm em virtude do poder do tentador. A queda de Davi, que foi tão grandemente honrado pelo Senhor, despertou neles desconfiança do próprio eu. Sentiram que apenas Deus os poderia guardar pelo Seu poder, mediante a fé. Sabendo que nEle estavam sua força e segurança, recearam dar o primeiro passo no terreno de Satanás.
Mesmo antes que a sentença divina fosse pronunciada contra Davi, começara ele a colher o fruto da transgressão. Sua consciência estava inquieta. A aflição de espírito que então suportava é apresentada no Salmo 32. Diz ele:
“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a Tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio” (Salmos 32:1-4).
E o Salmo 51 é uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação:
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. […] Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que Tu quebraste. Esconde a Tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a Tua justiça” (Salmos 51:1-14).
Dessa forma, em um cântico sagrado que havia de ser entoado nas assembleias públicas de seu povo, na presença da corte — sacerdotes e juízes, príncipes e homens de guerra — e que conservaria até a última geração o conhecimento de sua queda, relatou o rei de Israel o seu pecado, o seu arrependimento e sua esperança de perdão pela misericórdia de Deus. Em vez de se esforçar por ocultar seu crime, desejou que outros pudessem instruir-se pela triste história de sua queda.
O arrependimento de Davi foi sincero e profundo. Não houve esforço para atenuar seu delito. Nenhum desejo de escapar dos juízos ameaçados inspirou sua oração. Viu, porém, a enormidade de sua transgressão contra Deus; viu a contaminação de sua alma; repugnou-lhe seu pecado. Não era unicamente pelo perdão que ele orava, mas pela pureza de coração. Davi não abandonou a luta em desespero. Nas promessas de Deus aos pecadores arrependidos, via a prova de seu perdão e aceitação.
“Porque Te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; Tu não Te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:16, 17).
Embora Davi tivesse caído, o Senhor o levantou. Estava agora em mais completa harmonia com Deus e simpatia para com seus semelhantes do que antes de cair. No júbilo de seu livramento, cantou: “Confessei-Te o meu pecado, e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado. […] Tu és o lugar em que me escondo; Tu me preservas da angústia; Tu me cinges de alegres cantos de livramento” (Salmos 32:5-7).
Só para recapitularmos: 
Quem foi Davi na Bíblia?
Davi foi o rei mais famoso de Israel e antepassado de Jesus. Ele foi um pastor de ovelhas, líder militar, rei, músico e poeta. Davi escreveu muitos salmos e foi chamado um homem “segundo o coração de Deus” (Atos dos Apóstolos 13:22).
Antes de ser rei
Davi era o filho mais novo de um homem chamado Jessé, que morava em Belém. Ele cuidava das ovelhas de seu pai e tocava harpa. Quando Deus rejeitou Saul como rei, Ele enviou o profeta Samuel para ungir Davi rei e Davi ficou cheio do Espírito Santo (1 Samuel 16:12-13).
Mais tarde, Davi foi trabalhar para o rei Saul como escudeiro e tocando harpa. Quando os filisteus atacaram Israel, Davi derrotou o gigante Golias e se tornou um guerreiro famoso e popular. Saul ficou com inveja dele, porque tinha sucesso em tudo que fazia, e tentou matá-lo (1 Samuel 18:7-9). Mas Jônatas, filho de Saul, era amigo de Davi e o ajudou a fugir.
Como foi o confronto entre Davi e Golias?
A luta entre Davi e Golias foi uma prova do poder da fé. O jovem Davi venceu Golias, o guerreiro experiente, porque confiava em Deus.
Golias, o guerreiro invencível
Golias era um guerreiro filisteu conhecido por seu tamanho muito grande. Ele tinha quase três metros de altura! Sua armadura muito pesada cobria quase todos os pontos fracos e ele estava armado com uma lança, um dardo e uma espada. Seu equipamento era feito de bronze, um metal muito bom para criar armas e que pouca gente sabia usar nessa altura (1 Samuel 17:5-7). Golias era o guerreiro ideal, com todo o equipamento mais avançado da época.
Quando os filisteus se juntaram para lutar contra os israelitas, os dois exércitos acamparam cada um em uma colina, com um vale entre eles. Os filisteus enviaram seu campeão Golias para desafiar o campeão dos israelitas a um duelo (1 Samuel 17:8-9). Mesmo não cumprindo o acordo de se renderem ao vencedor, o exército do campeão que perdesse ficaria desmoralizado e certamente perderia a guerra.
Nenhum dos guerreiros israelitas queria lutar contra Golias. Ele era demasiado forte para ser vencido. Nem mesmo o rei Saul, que era muito alto, teve coragem de enfrentar Golias (1 Samuel 17:11). Durante 40 dias Golias esperou por um adversário.
Davi, um jovem com fé
Davi era um pastor de ovelhas. Seus três irmãos mais velhos estavam no exército de Saul e seu pai, já idoso, queria notícias deles. Ele enviou seu caçula Davi para descobrir se estavam bem. Quando Davi chegou ao campo de batalha, ele ouviu o desafio de Golias. Davi ficou indignado com a arrogância de Golias e decidiu lutar contra ele (1 Samuel 17:25-26).
O rei Saul ouviu que Davi queria enfrentar Golias e o chamou a sua presença. Ele viu que Davi era jovem e sem experiência como guerreiro e não acreditou que ele poderia sobreviver. Mas Davi explicou que ele já tinha lutado com leões e ursos enquanto protegia suas ovelhas. Ele acreditava que Deus também o podia ajudar a vencer Golias (1 Samuel 17:36-37).
Vendo a confiança de Davi, Saul lhe deu armadura para se proteger mas Davi não conseguia andar com ela (1 Samuel 17:38-39). Davi decidiu levar apenas seu cajado, cinco pedras lisas e sua atiradeira. Sem proteção nenhuma, Davi foi enfrentar o gigante!
O confronto
Quando Golias viu o jovem Davi de cajado na mão, ele zombou dele. Golias prometeu matar Davi e dá-lo de comer aos animais. Cheio de coragem, Davi respondeu que seria ao contrário. Ele iria matar Golias e dá-lo de comer aos animais. Golias confiava em sua força e suas armas avançadas mas Davi confiava em Deus, que não precisa de força humana para vencer (1 Samuel 17:46-47).
Golias avançou e Davi correu para enfrentá-lo. Ele colocou uma pedra em sua atiradeira e atirou contra o gigante. A pedra acertou na testa de Golias, que caiu para o chão sem dar mais sinais de vida. Davi correu, tirou a espada de Golias e o decapitou.
Quando os filisteus viram que Golias estava morto, eles fugiram e os israelitas os derrotaram (1 Samuel 17:51-52). A partir daí, Davi se tornou um guerreiro famoso, sempre com fé em Deus.
Davi se tornou fugitivo durante vários anos. Ele juntou um grupo de guerreiros e se tornou um mercenário. Davi se recusou a matar Saul, mesmo sabendo que seria rei depois dele (1 Samuel 24:6-7).
Davi, o rei
Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até Is-Bosete, o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel (2 Samuel 5:4-5).
Davi teve muitas guerras e muitas vitórias durante seu reinado. Ele consolidou o poder de Israel e tornou Jerusalém a capital. Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e fez os preparativos para seu filho Salomão construir o templo.
 3 influências positivas na vida de Davi.
Davi foi o rei mais famoso de Israel, que era um homem “segundo o coração” de Deus. Mas por trás de todo grande herói há pessoas menos conhecidas que são uma influência importante em sua vida. Essas pessoas guiaram e ajudaram Davi a ser o grande rei que ele foi, ensinando-lhe lições importantes.
Três pessoas que foram uma influência positiva na vida de Davi foram:
1. Jônatas
Jônatas era filho do rei Saul e o melhor amigo de Davi. Ele era o herdeiro do trono mas sabia que Davi iria ser o próximo rei. Mesmo assim, Jônatas não tinha inveja de Davi e sempre o apoiou. Jônatas era humilde; ele aceitou a vontade de Deus e não procurou sua própria glória (1 Samuel 23:16-18).
Descubra aqui: por que Deus escolheu Davi?
Jônatas foi um exemplo de amizade e lealdade para Davi. Quando Saul tentou matar Davi, Jônatas o ajudou a fugir. Sem a ajuda de Jônatas, Davi poderia ter morrido às mãos de Saul. Além de lhe dar presentes, Jônatas provavelmente ensinou Davi coisas importantes sobre a guerra e como ser rei (1 Samuel 18:3-4).
Jônatas morreu em batalha mas Davi nunca se esqueceu de seu grande amigo, que foi tão grande influência na juventude.
2. Abigail
Abigail era uma mulher bonita e inteligente mas ela era casada com um homem ruim chamado Nabal. No tempo quando Davi estava fugindo de Saul, seus homens protegeram os servos de Nabal que estavam no campo. Mas, quando Davi pediu alguma ajuda a Nabal, este se recusou e o insultou. Davi ficou tão zangado que decidiu matar todos os homens da família de Nabal! - 1 Samuel 25:21-22
Quando ouviu o que tinha acontecido, Abigail preparou um presente e foi falar com Davi. Ela o acalmou e o convenceu a não se vingar. Pouco depois Nabal morreu de causas naturais e Davi tomou Abigail como sua esposa. Abigail impediu Davi de cometer pecado por estar irado (1 Samuel 25:39).
Davi aprendeu uma grande lição com Abigail: deixar a vingança com Deus. Essa foi uma lição importante para várias outras situações em sua vida.
3. Natã
O profeta Natã era conselheiro de Davi durante seu reinado. Natã recebia mensagens de Deus e as transmitia a Davi. Mesmo quando a mensagem não era favorável ao rei, Natã tinha coragem e dizia tudo que Deus mandava.
Quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba e organizou a morte de seu marido, Deus enviou Natã para repreender Davi. Natã foi sábio e contou uma história que fez Davi entender a gravidade de seu pecado (2 Samuel 12:5-7). Em vez de ficar irado com o profeta, como tantos outros reis, Davi se arrependeu e confessou seu pecado (2 Samuel 12:13).
Natã foi um exemplo de coragem e fidelidade a Deus para Davi. Ele ajudou Davi a se manter nos caminhos do Senhor e a se reconciliar com Deus quando pecou.
A família de Davi
Davi teve várias esposas e concubinas. Um dia, ele cometeu adultério com Bate-Seba, a esposa de Urias. Ela engravidou e Davi mandou matar Urias para ficar com ela. Mas Deus castigou Davi por seu pecado e a criança morreu (2 Samuel 12:13-14). Davi se arrependeu mas depois disso teve muitos problemas com sua família.
Davi governava bem seu país mas não sua família. Alguns de seus filhos eram rebeldes e violentos. Eles causaram muitos problemas a Davi e três de seus filhos foram mortos.
Por que Deus abençoou Davi?
Davi não era um homem perfeito mas ele amava a Deus. Davi fazia seu melhor para obedecer a Deus de coração. Quando ele pecava, Davi reconhecia seus erros e se arrependia de verdade (Salmos 51:1-4). Ele não era arrogante, sabia que era pecador e que precisava de Deus.
Por que Deus escolheu Davi?
Deus escolheu Davi porque olha para o coração e não para a aparência física (1 Samuel 16:7). Davi foi o mais famoso rei de Israel e descrito em 1 Samuel 13:14 como um homem segundo o coração de Deus.
É interessante notar que quando Samuel foi até a casa de Jessé para identificar o escolhido de Deus como o próximo Rei de Israel, Davi era o único que estava fora de casa, realmente trabalhando.
O que significa ser um homem segundo o coração de Deus?
Davi tinha algumas qualidades e características que fizeram com que fosse escolhido por Deus para liderar o Seu povo.
Demonstrava respeito pela autoridade estabelecida por Deus, pois mesmo quando teve oportunidade de matar Saul (que era seu inimigo e estava determinado a matá-lo), não o fez.
Tinha desejo de aprender e se sujeitava à vontade de Deus;
Era um verdadeiro adorador e tinha um coração grato;
Possuía uma fé absoluta em Deus;
Era responsável;
Tinha um profundo amor pela Lei de Deus;
Revelava coragem e valentia, e não tinha medo de enfrentar gigantes e participar em guerras;
Era um homem de integridade;
Tinha temor a Deus.
É importante realçar que Davi não foi perfeito e ao longo da sua vida teve algumas atitudes que demonstraram algumas falhas no seu caráter.
Um dos exemplos mais conhecidos é a história em que Davi planeja a morte de Urias para poder ficar com a sua esposa, Bate-Seba. Apesar disso, Davi confessou o seu pecado ao Senhor e ao profeta Natã, demonstrando arrependimento, e por isso recebeu o perdão de Deus.
Como todos nós, Davi tinha muitos pecados mas ele se arrependia com humildade. Ele sabia que sua salvação dependia totalmente de Deus (Salmos 51:12-13). Por isso, Deus o abençoou, garantindo sua descendência. Jesus, o salvador o rei eterno, foi conhecido como descendente de Davi (Mateus 1:1).
Bom abençoados espero que eu não tenha sido muito redundante nas minhas pesquisas e nos meus comentários mas o que falar sobre Davi, simples era um homem falho muito falho mas que vivia no centro da vontade de DEUS e tinha em si mesmo o arrependimento sincero e verdadeiro, aquele que todos deveríamos ter que é reconhecer seus próprios erros chorar por eles e nunca mais comete-los novamente, fiquem na paz e espero que tenham gostado.

Jefferson Ricardo - Webmaster
e-mail - jeffersonricardoc@gmail.com

4 comentários:

Jefferson Ricardo. Tecnologia do Blogger.