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Equipamentos de som para igreja. Veja como escolher!

Na hora de comprar os equipamentos de som para a sua igreja, é necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas. Dentre eles, definir quais são os equipamentos ideias para o espaço que o prédio disponibiliza, para que a sonoridade não tenha ruídos ou ecos. E, conhecer alguns ou os mínimos detalhes sobre os instrumentos a serem instalados, a fim de a melodia ser perfeita. Identifique abaixo qual é o melhor dispositivo para o ambiente que você dispõe.


– Microfones

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Existem dois tipos de microfones: os Dinâmicos e os Condensadores, estes são os melhores e mais atuais no mercado:

Dinâmicos: esse é um tipo de microfone muito conhecido como duros ou de pressão, são usados em shows por apresentarem maior resistência a quedas e por durarem mais tempo. Ele tem uma membrana menor acoplada num imã que, ao ser atingido por uma onda sonora elas se movimentam num campo magnético, o que gera a corrente elétrica proporcional com a pressão a que foi exposta. Sua cápsula espessa suporta além da sua capacidade sonora.
Condensadores: é chamado de condensers ou capacitivos, pois a corrente externa é controlada através de uma das placas de um capacitor que é fixado ao microfone. Esse diafragma é estreito, mais frágil e o seu material é de plástico ou de metal. Geralmente uma película de plástico de poliéster coberta a uma fina camada de ouro é ajustada sobre uma peça mais plana de metal ou mesmo de cerâmica, como o “back plate”. Então uma carga elétrica é colocada entre o diafragma e o back plate, dependendo dos movimentos do diafragma, elas causam variações na saída elétrica. Para que todo o sistema funcione adequadamente, é preciso de uma energia externa de alimentação, nomeado de “phantom power”. Porém podem ser alimentados por meio de baterias ou qualquer outra fonte. Devido a sua sensibilidade de captação, não é indicado que o mesmo seja exposto a altos níveis de pressão sonora a uma curta distância. Eles são divididos em dois grandes grupos: direcionais e omnidirecionais.
É importante saber que o microfone terá um som mais alto ou mais longe, veja:

– Microfone de mão Le Son SM-58Plus: Sensibilidade de –54dB

– Microfone gooseneck TSI MMF-102: Sensibilidade de –34dB

– Microfone de mão Carol MUD-515: Sensibilidade de –74dB

– Microfone de mão Shure SM-58: Sensibilidade de –56dB

– Microfone de Lapela Le Son ML-70: Sensibilidade de –38dB

Para fazer a escolha certa do microfone, é preciso fazer um projeto esquematizando todos os detalhes, principalmente com o local onde ele será utilizado. A diferença entre os tipos de microfones não altera qual é o melhor ou o mais fraco, pois isso serve apenas de base para sua escolha. Após analisar esse projeto você terá um conceito maior sobre o nível de ruído do ambiente, assim como a distância e, a acústica do local.



- Caixa Amplificada

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A melhor escolha da Caixa Amplificada para a sua igreja é que ela se encaixe no orçamento, que as marcas e os modelos sejam definidos, de preferência conhecidos no mercado para facilitar a montagem. O modelo mais aconselhável precisa ter plugues populares, com entradas Mic, RCA e suporte de cabo USB para ligar ele ao computador, caso necessário.

Se você está procurando por um aparelho de som simples, que possa ser configurado e funcione por meio de qualquer aplicativo multimídia ou toque em um reprodutor de mídia diferente, o modelo indicado é o Giga Works, da Creative na versão T20 2.0. Ele é eficiente, poderoso e bem desenhado. Sem contar que seu design é magnífico, seus cabos são de alta qualidade oferecendo entradas RCA e bons controles. É um produto muito bem indicado para quem está à procura de qualidade num conjunto menor e mais simples.

– Mesa de Som

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Ao adquirir a sua mesa de som, é necessário entender para que serve cada funcionalidade. Vamos citar algumas delas:

- Mandadas de efeito, Loop de efeitos e FX Sends: são os meios mais fáceis para compartilhar o mesmo efeito entre os canais da mesa. É indicado para quem grava vozes;

- Subgrupos: é uma forma inteligente para separar canais em subgrupos, onde você pode endereçar um subgrupo de canais a monitores e a uma interface de áudio. Ele é indicado para todos do home Studio, pois sem os subgrupos fica muito difícil o trabalho.

- Inserts: são parecidos com os loops de efeito, pois permite que seja transformado o som do canal, porém com um diferencial decisivo. Os loops de efeito permite apenas um periférico para os canais do mixer, mas os inserts não. Você precisa ter um periférico para cada canal se quiser usar inserts.

Os inserts são indicados para quem tem processadores de efeito externo e não abre mão de seu uso.

- Equalizadores: são indicados para quem grava com instrumentos. Servem tanto para quem utiliza a guitarra, como para quem grava com a bateria, esse elemento é essencial.

- Phantom Power: indicado para quem pretende fazer gravações, no mínimo, semiprofissionais. No caso desse tipo de produção, os microfones a condensador são indispensáveis.

Fones de ouvido: a maioria das mesas de som já vem com fones inclusos e, mesmo que pareça inútil, eles são muito importantes para monitorar sem que o som ambiente interfira.

– Direct Out: são indicados apenas para quem tem interfaces de áudio com dois canais, no mínimo.

- Cabos

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Como as caixas de som têm diferentes potências e, são exibidas geralmente em RMS e WATTS, cada uma das potências necessitam de um cabo de bitola específica. Portanto, ao escolher um cabo de som para sua igreja você precisará descobrir qual é a potência em RMS ou WATTS, assim como a impedância do seu alto falante para que se descubra qual é a corrente que passa nele.

- Plug

O mercado oferece uma vasta oferta de plugs e você precisa estar atento ao material de fabricação para escolher um bom conector. No caso de Jacks de metal, eles têm um custo mais alto, porém tem um desempenho melhor e mais durabilidade. Outro ponto importante é ficar atento ao acabamento e na proteção da parte interna do plug, pois existe um material plástico preto que envolve seus terminais para proteger a ligação do cabo, evitando contato com sua carcaça que o reveste.

Na hora da compra você deve observar se a ponta do plug possui folga. As mais indicadas são banhadas em ouro.

- Potência

Para decidir a potência do som na igreja, é preciso descobrir o comprimento, a largura do ambiente, o número de caixas e como vai dimensioná-las. Imagine que o ambiente seja de pequeno porte, então podemos colocar uma potência de 5 a 10W por caixa.

E para acertar a potência que o amplificador precisa ter, você deve multiplicar o número de caixas pela potência das caixas. Por exemplo, se para a sonorização são utilizadas 10 caixas de 10 Watts RMS por caixa, saberemos que a potência do amplificador será próxima a 10 caixas x 10W, o que é igual a 100W. Dica: a potência do amplificador precisa ser igual a soma de potências das caixas, no máximo.

- Equalizador – Crossover


Equalizar é equilibrar. E, quando se equaliza um som ou instrumento, buscamos um equilíbrio tonal. Essa busca precisa levar em conta todos os elementos do som e sua variante acústica do ambiente.

- Receiver – Amplificador


Se você quer dar mais potência e qualidade para o som da sua igreja, você precisará de um ótimo amplificador. Mas, quando você for comprar um receiver, é preciso procurar dados técnicos, como recursos, potência e conexões. Porém, fique de olho no consumo, pois muitos prometem, mas poucos cumprem. Por exemplo, não tem como um receiver dar 7 x 100 Watts RMS/ canal se ele consome 250W de energia.

- Direct Box


Ao comprar um direct Box você precisa se atentar a algumas informações para fazer a escolha certa. Separamos o DI Passivo e o DI Ativo para você analisar as características de cada um e fazer a melhor escolha:
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Essas são as principais características do Direct Box.

Com essas dicas você saberá quais são os melhores equipamentos à escolher para sua igreja e ter o melhor som que agrade a todos, é muito bom também ter um projeto de acústica, para saber qual a pressão sonora, para que não haja erros nos seus cálculos. Os sonoplastas precisão ter uma noção mínima de acústica do local onde iram ser feitos os cultos assim evitando as coisas chatas que geralmente vemos como microfonia, eco entre outras coisas.



Jefferson Ricardo - Webmaster
e-mail - jeffersonricardoc@gmail.com

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